Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de junho de 2012



APRENDER SEMPRE
Mão de obra qualificada, um recurso tão escasso no mercado, exige que a administração condominial forme seus próprios quadros em cursos e eventos voltados para o setor


Entidades representativas da administração de imóveis e condomínios, como a ABADI, e administradoras de maior tradição e solidez no mercado, como a Lowndes, estão ampliando a oferta de eventos que garantam alguma orientação capaz de suprir as carências dos profissionais que atuam no setor. Buscam suprir lacunas de uma baixa qualidade da formação escolar e de qualificação profissional que tanto impacta a economia brasileira na atualidade, nos mais diferentes setores, inclusive no mercado de administração de imóveis.
“O custo de um profissional qualificado é alto para a realidade da maioria dos condomínios e, quando precisamos fazer diferença no quesito serviços, temos então um sério problema. Somos obrigados a formar o pessoal depois de contratado. Para isto, contamos exclusivamente com o próprio mercado que, por sorte, vem oferecendo mais cursos, oficinas e palestras”, afirma Jorge Elias Nader Duba, síndico do Condomínio Presidente Carlos de Campos, em Laranjeiras.
À frente de um condomínio de grande porte, com 36 funcionários, ele opta por selecionar pelo comportamento ético e outros quesitos, como postura curiosa e um cuidado com aparência e higiene. Depois, passa a inscrevê-los sistematicamente em cursos que, na maioria das vezes, é o próprio funcionário que escolhe. “Faço pressão, cobro, porque deve partir dele a vontade de aprender. E isto acontece porque todos nós gostamos de aprender. Voltam entusiasmados, contam para os outros o que aprenderam e trocam informações. Se a formação continuada é válida e faz parte da realidade dos graduados, por que não faria para porteiros, vigias e todos dos quais necessitamos para melhor administrar o condomínio?”, defende o síndico, que também tem sob sua gerência pintores, bombeiros hidráulicos e eletricistas.
Conjunto de fatores forma o profissional de qualidade
Vitória R. L. Werneck é professora do curso de qualidade nos serviços de portaria, da Lowndes, e destaca a iniciativa do síndico por reconhecer que os cursos e treinamentos têm por objetivo não apenas formar e informar, mas também provocar mudanças no comportamento das pessoas. “Os programas buscam desenvolver nos participantes habilidades que levem a uma atuação mais consciente e profissional, visando a um aumento na qualidade dos serviços, na produtividade e na maior satisfação dos empregados com a sua função”, afirma, acrescentando que é comum que se sintam melhores com eles mesmos e tenham uma maior autoestima quando estão em permanente movimento de aprendizado e desenvolvimento.
Este estado de ânimo costuma chamar a atenção de condôminos, visitantes e dos próprios colegas de trabalho. Um reconhecimento que valoriza tanto o empregado quanto o condomínio.
Para a administração condominial, este aprimoramento constante reverte falhas de formação e no desempenho dos profissionais, evitando que comprometam a eficiência e eficácia do trabalho. “A iniciativa, em conjunto com a correta adequação entre as suas habilidades e os requisitos das funções para as quais são designados, formam os principais fatores que caracterizam um profissional de condomínio altamente qualificado. Conhecimento, habilidade, adequação e satisfação na prestação de serviço”, afirma Vitória.
Excelência para todo o mercado
“Seja por segurança, conforto ou mesmo comodidade, hoje passamos boa parte do tempo em nossas casas, vivendo intensamente dentro desse cenário privativo. Infelizmente, pouco se sabe sobre a responsabilidade e as inúmeras obrigações fiscais e previdenciárias, por exemplo, que estão por trás das atividades de administração de condomínio, que, com certeza, afetam e muito a vida de todos”, ressalta Fernando H. Schneider, vice-presidente da ABADI e coordenador geral do NUFEI.
Inaugurado em 2006 pela ABADI, o Núcleo de Formação e Excelência Imobiliária – NUFEI – conta com duas unidades: a de Formação, voltada diretamente para a capacitação dos profissionais das empresas associadas à ABADI; e a de Excelência, cuja missão é trabalhar informações e estatísticas, bem como desenvolver eventos empresariais e trabalhos in company visando a qualificar as empresas e os empresários do setor.
O NUFEI representou um salto de qualidade na formação dos profissionais que atendem a condomínios e ao mercado imobiliário de um modo geral. Ele oferece desde cursos básicos direcionados para as áreas de condomínios, locações, contas a pagar e de estímulo às habilidades específicas do setor, a pós-graduação em Direito Imobiliário. “Nossos professores são altamente capacitados e a metodologia dos cursos privilegia a interatividade através de aulas expositivas aliando teoria com a prática. O resultado de todo esse investimento é a construção de um mercado mais eficiente, que consiga não só atender, mas superar as expectativas dos seus clientes”, afirma.
Os clientes a quem ele se refere são os síndicos, os proprietários e os locadores de imóveis. Seus cursos buscam garantir a excelência nos serviços prestados, ampliando a visão empresarial e a construção de um mercado de administração de imóveis cada vez mais saudável e ético. “Somente com um serviço eficiente e de qualidade podemos mostrar o alto valor da nossa atividade”, defende.
Movimento impulsionado pelos síndicos
Os síndicos estão atentos a este movimento. Lotam encontros, palestras e qualquer evento realizado para oferecer-lhes novidades, informações, acesso a especialistas, fornecedores e prestadores de serviços capazes de auxiliá-los na complexa tarefa de administrar condomínios.
Para João Luis Martins, supervisor de pessoal da Lowndes, que é professor e palestrante em diferentes cursos para profissionais de recursos humanos e também para síndicos, o aumento da procura é um reflexo da profissionalização da administração de condomínios e dos próprios síndicos. “No mercado atual, uma pessoa despreparada tem enormes dificuldades para enfrentar a complexidade dos problemas do cotidiano de um condomínio e isto é consenso”, diz.
Joaquim dos Santos Neto, síndico do condomínio do Edifício Jerupol, em Copacabana, é assíduo participante de eventos dirigidos a síndicos. “Sempre que posso, vou e participo, pois estou atento a informações sobre administração de condomínios. São oportunidades de ouvir especialistas que dão dicas de gestão e nos ajudam a ampliar o conhecimento. Sou contador, mas independente de qual seja a nossa formação, a atualização é uma necessidade. Tudo o que posso fazer para adquirir conhecimento que, de algum modo se reverta em melhorias para a administração do condomínio, eu faço”, afirma. Sua administração tem como característica a negociação constante para a eficiência de serviços, sem que isto onere em demasia os condôminos. “Para isto, toda informação é importante”, completa.
João Luiz destaca o quanto ficou para trás na época que eventos como palestras, encontros e treinamento, eram considerados como “perda de tempo”. “O que vemos hoje é que os próprios síndicos, com a vivência de quem precisa suprir deficiências suas, dos empregados e daqueles que os atendem nas administradoras, estão impulsionando o mercado na direção de uma maior qualificação. Aproveitem o aumento da oferta de cursos. O importante é que sondem sobre a capacitação de quem os oferece para que tenham acesso a informações de fato relevantes. No mais, é buscar mesmo porque estar atualizado nunca foi tão necessário”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário